Nossa Senhora Mãe da Igreja

Nossa Senhora Mãe da Igreja

Mãe da Igreja é um título precioso, concedido a Virgem Santíssima na segunda metade da séculos XX. No Brasil há 13 igrejas dedicadas a essa denominação.

 

A origem dessa invocação e recente. Aos 21 de novembro de 1964, ao encerrar a terceira sessão do Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI (1963-1978) declarou Maria como Mãe da Igreja.

 

Em seu discurso, Paulo VI afirmou: *Para a glória da Virgem e para nosso conforto, proclamamos Maria Santíssima 'Mãe da Igreja, isto é, de todo o povo de Deus, tanto dos fiéis como dos pastores que lhe clamam Mãe amorosíssima; e queremos que com este título suavíssimo seja a Virgem doravante ainda mais honrada e invocada por todo o povo cristão".Nossa Senhora é invocada como Mão da Igreja por sua maternidade divina.

 

Ela é Mãe de Jesus Cristo, que é a cabeça da Igreja. Como povo de Deus, a Igreja é o Corpo de Cristo dentro da história atual da salvação. Por isso, Maria é também Mãe de todos os membros da comunidade cristã.

 

Mãe do Salvador, Nossa Senhora é a Mãe da Igreja na ordem da graça, porque cooperou e coopera na obra da salvação da humanidade.

 

Glorificada na comunhão dos santos, Ela intercede por todos os seus filhos espirituais junto a Cristo. Vela e auxilia a comunidade crista, desde o início de sua história até dos dias de hoje. É modelo de fé, caridade e esperança do povo de Deus.