Nossa Senhora da Lampadosa

Nossa Senhora da Lampadosa

Nosa senhora da lampadosa apresenta Maria com o menino Jesus Cristo sentado em braço esquerdo.  Ele segura uma  pomba,  que representa o Espírito Santo. Ela ainda Ostenta na mão direita um coração.

 

Sua devoção tem origem europeia. A invocação de Nossa Senhora da Lampadosa, padroeira  dos escravos, provém da Virgem Maria venerada na ilha de Lâmpadas (ou Lampadusa). Essa ilha, situada no mar Mediterrâneo, entre a Sicília  e o norte da África, tem 20 km2 de extensão.

 

Os negros escravos trouxeram a imagem de Nossa Senhora da Lampadosa para o Brasil, levando-a para o Rio de Janeiro. 

 

A Irmandade da Lampadosa foi fundada antes de 1740 por grupo de devotos. Primitivamente, era composta por escravos. 

Incipientemente, a Irmandade de Lampadosa ficou sediada na Igreja do Rosário. Como os irmãos desejavam construis sede própria, conseguiram que o casal Pedro Coelho da Silas e Teresa de Jesus Almeida fizesse a doação do terreno. Ali edificaram a capela de Nossa Senhora da Lampadosa, inaugurada em 1748.

 

Posteriormente, fizeram reformas necessárias nela, transformando-a em uma igreja bonita e vistosa.


De acordo com os estudiosos de história, Tiradentes participou da missa celebrada na porta da igreja de Nossa Senhor da Lampadosa e comungou, antes de ser enforcado.

 

Em 1930 ela foi demolida, e foi construída uma nova igreja. A primitiva imagem mariana é de tamanho reduzido e em pedra pintada