Nossa Senhora de Nazaré

Nossa Senhora de Nazaré

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré e bem antiga. Possivelmente, data dos primeiros tempos do cristianismo, quando a Mãe de Jesus era venerada em Nazaré, onde viveu a Familia Sagrada (cf. Lc 1,26-27; 2,39.51 - 52) de acordo com a tradição, q imagem teria sido esculpida por São Jose. 

Entretanto, a devoção propagou-se principalmente em Portugal, a partir do século XI. Conta-se que, no ano 1150, D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, tinha um cavaleiro corajoso chamado D. Fuas de Roupinho, que gostava muito de caçar.

 

Quando caçava uma corça numa região de altos penhascos que se debruçavam sobre o Oceano Atlântico, o jovem cavaleiro quase se precipitou ao mar, mas o salvou a invocação da Virgem Maria que ele fizera.


Recomposto do susto, o nobre fidalgo dirigiu-se ao oratório, que ficava próximo dali, para agradecer à Mãe de Deus ter salvado sua vida.

 

Apanhou a imagem dela nas mãos e de joelho re-zou, quando encontrou junto dela um pergaminho que contava a história da imagem de Nossa Senhora, venerada em Nazaré pelos primeiros cristãos.

 

D. Fuas mandou construir, no local, um santuário dedicado , Nossa Senhora de Nazaré.

 

Posteriormente, D. Fernando, filho le D. João II, ordenou edificar ali uma formosa igreja. Próximo o templo, junto à praia, surgiu a cidade de Nazaré.