Nossa Senhora do Cenáculo

Nossa Senhora do Cenáculo

Nossa Senhora do Cenáculo representa a Virgem Maria de pé, com mãos postas, uma em cima da outra, sobre o peito, em postura de oração.

 

Sua cabeça está coberta com um véu longo, que se estende sobre seu corpo. Sua túnica é longa, presa à altura da cintura.


A devoção a Nossa Senhora do Cenáculo tem fundamento bíblico. O cenáculo é uma sala superior de uma casa localizada na cidade de Jerusalém, onde Jesus Cristo celebrou a última ceia com seus discípulos e apareceu-lhes depois da ressurreição e onde eles receberam a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes (Mc 14,14-15; Lc 24,33; At 1,13; 2,1).


A Mãe de Jesus estava no cenáculo com os apóstolos e discípulos, reunidos em oração, à espera do Espírito Santo, prometido pelo Cristo (cf. At 1,12-14).

Ela aparece orante, suplicando a presença do Espírito Santo para a Igreja.


A origem da devoção a Nossa Senhora do Cenáculo é europeia. Fundadas na Alemanha, no final do século XIX, por São Arnoldo Janssen (1837-1909), as Servas do Espírito Santo e da Adoração Perpétua consideram Maria como modelo de oração e de docilidade ao Espírito Santo.

 

Sua devoção chegou ao Brasil no início do século XIX, trazida pelas religiosas de Janssen. Há imagens de Nossa Senhora do Cenáculo em comunidades religiosas, igrejas e casas de retiro

Em 1956, foi fundado o Instituto Religioso de Nossa Senhora do Cenáculo em São Gonçalo, Rio de Janeiro.