Nossa Senhora de Belém

Nossa Senhora de Belém

Nossa Senhora de Belém é o título conferido à Virgem Maria por ter dado à luz, em Belém, no Oriente Médio, a Jesus Cristo, o Salvador, que veio ao mundo revelar o mistério de Deus e anunciar o projeto do Reino de Deus (Mt1,18-25; Lc 2,1.7).


Balem está localizada a 7 km ao sul de Jerusalém. No tempo de Jesus, era um povoado com cerca de 2 mil habitantes. Hoje É uma cidade de 30 mil. Nela também nasceu Davi, o rei do
povo de Israel.


Em 330, o imperador Constantino, cristão convertido, ordenou que construísse uma basílica sobre a gruta de Natividade. Nela havia uma imagem bizantina da Mãe de Deus, que se tornou conhecida pela invocação de Nossa Senhora de Belém.


Sua devoção se propagou pelo Ocidente, atingindo Portugal através de peregrinos que visitaram a Palestina.


Nos começos do século XV, Dom Henrique, fundador da escola de Sagres, mandou edificar uma igreja dedicada a Nossa Senhora de Belém, na praia do Restelo, em Lisboa, para que protegesse e guiasse os navegadores em suas expedições.


Sua devoção foi trazida para o Brasil pelos portugueses, espalhando-se por todo o seu território.

Em Belém do Pará e Itatiba, há paróquias dedicadas a Nossa Senhora de Belém. Ela é também a titular da catedral em Guarapuava, Paraná.


Nossa Senhora de Belém representa Maria com o menino Jesus mais crescido. Ele está sentado no colo de sua mãe, abraçando sua mão.