Nossa Senhora da Lapa

Nossa Senhora da Lapa

Nossa Senhora da Lapa representa a Virgem Maria de pé sobre as nuvens, tendo as mãos postas. Está cercada de resplendor, encimada pela pomba do Espírito Santo.

 

A invocação de Nossa Senhora da Lapa é antiga. Em 983, durante a invasão dos mouros a Portugal, o Convento das irmãs beneditinas foi atacado, e muitas irmãs foram aprisionadas ou mortas.

 

Algumas conseguiram escapar e levaram consigo uma imagem de Nossa Senhora, escondendo-a numa gruta de Quintela, perto do Convento, a fim de livrá-la da profanação dos muçulmanos.

 

Em 1498, Joana, uma menina pastora e muda de nascença, encontrou a imagem naquela gruta, enquanto cuidava das cabras e ovelhas. Guardando-a em sua cesta, ela rezava diante dela durante seu trabalho, todos os dias.

 

Em uma tarde fria, quando Joana estava em casa e rezava diante da imagem, sua mãe, julgando que fosse uma boneca, lançou-a ao fogo da lareira. De repente, a filha começou a falar, dizendo que era uma imagem de Nossa Senhora, e logo a retirou do fogo.

 

Sua mãe ficou com o braço direito paralisado. Ambas rezaram diante da Virgem Maria. Posteriormente, sua mãe recuperou-se da paralisia, graças à intercessão da Mãe de Deus.

 

O pároco local colocou a imagem num altar de sua igreja paroquial, mas por três vezes ela desapareceu e foi achada na sua antiga lapa. O sacerdote e povo construíram ali uma capela em sua honra. Paulatinamente, a capela transformou-se em um grande santuário, para o qual os devotos acorrem a fim de venerar Nossa Senhora da Lapa.