Nossa Senhora de Czestochowska

Nossa Senhora de Czestochowska

Nossa Senhora de Crestochowska, também denominada Nossa Senhora do Monte Claro, é a padroeira da Polônia.

Localizado na colina de Jasna Gora, seu santuário constitui centro nacional e contínuo de peregrinação do país e das nações vizinhas, reunindo cerca de 4 milhões de pessoas por ano.


Nossa Senhora de Czestochowska é um quadro de 82 cm de largura, 12,7 cm de altura e 3,5 de espessura. Trata-se de um ícone mariano, com a pintura sobre a madeira, em estilo bizantino.

Classificado como Odigitria, retrata Maria mostrando o menino Jesus com sua mão direita. Segura-o com seu braço esquerdo. Ele está com o braço direito erguido, portando o evangelho na mão esquerda.


A origem do quadro é datada entre os séculos V e VIII. Após passar por diversos proprietários, foi levado ao castelo de Betz, na Polônia, pelo príncipe Ladislau Opolcziyk como despojo de guerra. m

Ele mandou construir em Jasna Gora uma igreja, que desde 1382 mantém a imagem de Nossa Senhora de Czestochowska sob os cuidados dos monges paulinos.


Danificado por ocasião de pilhagem dos hussistas em 1430, o quadro, por determinação do rei Ladislau Jagiello, foi restaurado pelos artistas da corte dos Augsburgos. No século XVI, coroaram-se a Virgem Maria e o menino Jesus com coroas reais oferecidas por Ladislau IV. As coroações papais ocorreram em 1717 e 1910.


Sua devoção foi trazida ao Brasil pelos poloneses, que chegaram a Curitiba, Paraná, em 1871.