Nossa Senhora do Parto

Nossa Senhora do Parto

Nossa Senhora do Parto representa Maria de pé, segurando com as duas mãos o menino Jesus, que se encontra deitado sobre elas. Com um véu na cabeça, usa uma túnica e uma capa que se estende dos ombros aos pés.

 

A devoção a Nossa Senhora do Parto está enraizada nas diversas culturas dos povos cristãos. As mulheres grávidas tiveram uma devoção especial, recorrendo a ela para que obtivessem um bom parto.

 

No Brasil a devoção a Nossa Senhora do Parto vem desde o período colonial. Logo depois da fundação do Rio de Janeiro foi edificada uma capela dedicada a ela. Sua imagem apresenta características especiais. Retrata Maria ainda grávida, de pé, vestida de camisola branca e um manto azul com desenhos dourados. Suas mãos estão postas sobre o peito. 

 

Após alguns anos, a capela desmoronou, mas foi construída uma nova em meados do século XVII, noutro lugar da cidade. No começo do século XVIII, os clérigos de São Pedro fixaram-se naquele lugar, reedificando seu santuário.

 

Posteriormente, Dom Antônio do Desterro reformou a igreja. Em 1789 um incêndio consumiu parte do templo, mas a imagem foi salva por uma devota.

 

Em 1790 a igreja foi reconstruída pelo arquiteto Valentim da Fonseca, por ordem do vice-rei Dom Luís de Vasconcelos.

 

Na década de 1950, seu prédio foi destruído. Sua imagem foi para outra capela dedicada a Nossa Senhora do Parto.

 

Hoje, há 11 cidades brasileiras com paróquias dedicadas a Nossa Senhora do Parto.