Nossa Senhora de Lujan

Nossa Senhora de Lujan

Nosa Senhora de Lujan é a imagem da Imaculada Conceição, tendo a lua debaixo de seus pés. Seu corpo está todo coberto por um manto bordado, só aparecendo seu rosto e suas mãos. Ela usa uma coroa imperial na cabeça.


O Santuário de Nossa Senhora de Lujan fica 60 km a oeste de Buenos Aires, Argentina. Sua imagem é genuinamente brasileira.

De acordo com a tradição, um rico fazendeiro, de origem portuguesa e habitante de Sumampa, encomendou de um amigo brasileiro uma imagem da Imaculada Conceição para colocá-la na capela de sua fazenda.


Atendendo a seu pedido, o amigo enviou-lhe duas imagens, guardadas em caixotes separados: Imaculada Conceição e Mãe de Deus com o menino nos braços. Chegada de navio a Buenos Aires, a encomenda seguiu viagem com outras mercadorias, em carros de boi.

 

Às margens do rio Lujan, os mercadores fizeram uma parada. No dia seguinte, como os bois não conseguiam arrastar o carro onde estavam as imagens, resolveram aliviar a carga. Só depois que tiraram a caixa que continha a Imaculada Conceição os bois saíram do lugar. A imagem foi levada para a fazenda de Rosendo de Oramas, onde foi colocada num oratório.


Posteriormente, foi construída uma capela. Com o aumento de peregrinos, a capela foi transformada em esplêndida basílica.