Nossa Senhora do Líbano

Nossa Senhora do Líbano

Nossa Senhora do Líbano representa Maria, vestida de uma túnica branca, com um manto azul. Aparece com os braços abertos, tendo os cabelos caídos sobre os ombros. Usa uma coroa aberta sobre a cabeça. Seus pés estão sobre uma torre, que está circundada pela rampa em espiral.


O culto mariano dos libaneses é muito fervoroso. Remonta aos primeiros séculos do cristianismo. Seus ancestrais, os fenícios, conheceram a Mãe de Jesus.

 

A devoção do povo libanês à Mãe de Deus permanece até hoje. Para comemorar o centenário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, em 1910, por iniciativa do patriarca maronita Elias Pedro Hoayeck, foi edificado um santuário no alto do Haruça, no Monte Líbano, próximo à Baía de Djuniche, num dos lugares mais belos do Líbano. Em cima do templo há uma imagem da Imaculada Conceição, confeccionada na França e com o peso de cerca de 14 toneladas.


Em 1954, o Papa João XIII, ainda cardeal, coroou solenemente a imagem de Nossa Senhora do Líbano, recordando os 50 anos da construção do santuário.


Nossa Senhora do Líbano é também venerada no Brasil, principalmente nas colônias sírio-libanesas.

 

Em 1931 os sacerdotes maronitas fixaram-se no Rio de Janeiro, erguendo um colégio e uma igreja dedicada à padroeira dos libaneses. Sua festa é celebrada todo primeiro domingo de maio.